O Conselho de Pastoral da Diocese de São José do Rio Preto se reuniu no sábado, 2 de março, na sede do Serviço Social São Judas Tadeu. O encontro inaugurou as atividades do grupo em 2024; ações que serão orientadas pelo tema “Oração numa Igreja em saída”. O coordenador de pastoral, padre Luiz Caputo, acolheu os presentes e falou da importância de se realizar a ação evangelizadora de forma articulada e sinodal. O padre Luciano Lídio dirigiu o momento de espiritualidade a partir de reflexão do Papa Francisco.
Diversas exposições foram realizadas. Na primeira etapa, a organização diocesana foi apresentada a partir de dimensões que passam a reunir grupos, pastorais, movimentos, novas comunidades e associações em segmentos específicos que contarão com a atuação de coordenadores e assessores. O bispo, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, recordou que o método está em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Regional Sul 1 da CNBB.
Além da fala do assessor do Serviço Diocesano de Comunicação, padre Paulo Castro, o encontro contou com o diálogo entre os membros de cada dimensão. A Irmã Rosangela Fontoura também assessorou a reunião destacando a oração como meta da preparação para o Ano Santo e o Projeto Igrejas Irmãs. Um histórico dos passos dados na experiência missionária com a Diocese de Cruzeiro do Sul garantiu um maior entendimento dos presentes.
Ao longo do ano, no Noroeste Paulista, vários encontros aprofundarão os temas apresentados na reunião do Conselho de Pastoral da Diocese de São José do Rio Preto. Assembleias, Festa da Unidade, Romaria e Caminhada Eucarística são os eventos em destaque no Ano da Oração.
TEXTO | FOTOS
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto