Diocese de São José do Rio Preto sedia Retiro de Seminaristas

A Diocese de São José do Rio Preto acolhe, até 19 de julho, o Retiro Nacional de Seminaristas. Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidiu a Missa de abertura do RENASEM, na Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, com representantes de Seminários de todo o Estado de São Paulo. Em sua 37ª edição, o encontro tem por objetivo acolher os vocacionados que tiveram os Grupos de Oração ou outras expressões carismáticas como espaços para o despertar vocacional. A iniciativa é promovida pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica.

Essa não é a primeira vez que o encontro acontece no Noroeste Paulista: segundo o Pe. Marcos Cavallini, em julho de 1995, o RENASEM (em sua edição estadual) aconteceu na Diocese de São José do Rio Preto. Mais tarde, por ocasião do Jubileu dos dois mil anos do nascimento de Jesus, a iniciativa voltou a ser realizada na Igreja Particular dedicada ao Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria.

À luz do tema “Oração, Partilha e Festa”, Dom Vilar falou da importância do encontro e do compromisso que todos devem assumir em favor de uma “Igreja em saída”, missionária e disposta a partilhar os dons recebidos. “É uma alegria. Enchemos o nosso coração de júbilo pela presença de tantos seminaristas dispostos a viver essa experiência”, festejou o assessor da Renovação Carismática Católica da Diocese de São José do Rio Preto, Pe. Luciano Lídio.

As atividades do 37º RENASEM acontecerão na Casa de Encontros Rainha da Paz, em Jaci. “Será uma programação bem bonita. Além da abertura com o nosso bispo, Dom Vilar, contaremos com o encerramento que será celebrado pelo bispo da Diocese de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC. Durante essa semana, os seminaristas contarão com palestras, momentos de oração e de meditação, mas o ponto auge será a Confissão e a efusão do Espírito Santo. Será um tempo muito privilegiado para esses nossos jovens seminaristas que se preparam para a ordenação sacerdotal”, completou o Pe. Luciano.

Gratidão
Este RENASEM será momento de abastecimento para nós nos deixarmos ser atraídos pelo Espírito Santo. Serão refletidos os pilares do Ministério: a oração (essencial para nossa vocação), a partilha (que e também comunhão) e a festa (vida fraterna). Termino, então, citando uma fala do Papa Francisco para os seminaristas, na audiência de 16 de fevereiro deste ano, por ocasião do nonagésimo aniversário de inauguração do Seminário Arquiepiscopal de Nápoles: ‘Deixem-se conquistar por Deus com renovado estupor, vivam com alegria a escolha pela sobriedade, e aprendam um estilo de vida que vos capacitará a serem sacerdotes capazes de se doar aos outros e de estarem atentos aos mais pobres’. Esse é, também, o que desejo para nós nestes dias: que a nossa fraternidade de seminaristas e de padres do nosso Estado reflita a alegria e a comunhão de viver em Deus”, concluiu, ao externar gratidão à Renovação Carismática Católica de São José do Rio Preto, o seminarista Luciano, coordenador do Ministério ligado ao segmento da RCC/SP.

 

TEXTO | FOTOS 
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto