Beato, Carlo Acutis já é Santo no coração do povo. O Papa Francisco indicou que a canonização, ainda sem data para acontecer, será um dos grandes momentos do Ano Santo 2025. O Pe. Fábio Vieira, que trouxe as relíquias do jovem a São José do Rio Preto, vive semelhante expectativa. “A Praça de São Pedro vai parar”, disse o presbítero.
Com intensa programação realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, a veneração de pequenos fragmentos do corpo do jovem que faleceu em 2006 atraiu a atenção de grande número de fiéis. Marco Antonio Secco, acompanhado pela esposa Andréa, esteve na Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida com os filhos Paulo Henrique, 10 anos; Samuel, 7, e Elias, de um ano e 10 meses para rezar diante das relíquias. “O padre falou algo muito bonito: sobre criar memória afetiva. Eu vim com os meus filhos para pedir uma graça especial para nossa família e para que eles se lembrem desse momento”, partilhou Marco.
A Paróquia Menino Jesus de Praga acolheu os principais encontros da programação. Segundo o Pe. Cleomar Bessa, no local também foi realizada exposição com os milagres eucarísticos verificados em várias partes do mundo. “Sou Salesiano de Dom Bosco. Evangelizamos com o coração voltado para os jovens. Receber a relíquia de Carlo Acutis na Diocese de São José do Rio Preto muito nos alegrou. Seu testemunho se conecta com a vida do jovem de hoje. Ele, que será declarado santo muito em breve, nos mostra que a Santidade é possível para todos. Essa é uma mensagem que precisa alcançar os nossos jovens, em especial os desesperançados, aqueles que vivem a ansiedade pelos desafios futuros e, igualmente, aqueles que já tem Cristo como companheiro de jornada”, concluiu o bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. A programação foi encerrada com Noite da Juventude Diocesana. O Pe. Rodrigo Cardoso conduziu as reflexões.
TEXTO / FOTOS
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto