Pessoas de boa vontade, em todas as partes do mundo, se encontraram no Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria para pedir paz para Rússia e Ucrânia. Faltando exatos 9 meses para o Natal, foi a partir do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus que a Diocese de São José do Rio Preto deu início às demonstrações de adesão à convocação do Papa Francisco. O bispo diocesano, Dom Vilar, SDB, presidiu a Eucaristia em comunhão com os seminaristas e seus formadores, mas também com os diocesanos que acompanharam as orações através das Redes Sociais.
Oferecimento
Na vivência da Quaresma, muitas Comunidades Paroquiais assumiram as sextas-feiras como ocasião para as atividades penitenciais: caminhadas, meditação da Via Sacra e Celebrações Eucarísticas nas primeiras horas da manhã aconteceram nesse 25 de março. Todos os sacrifícios foram, igualmente, dedicados à causa da paz no Leste Europeu. Também ao longo do dia, nos horários de costume de cada Paróquia, novos momentos de Consagração foram multiplicados.
Anunciação
“A humanidade regatada, salva; vai curar a criação e assim, neste dia em que se dá o anúncio do Anjo, a concepção do Filho de Deus, nós renovamos o nosso sim em Maria”, partilhou Dom Vilar. Nesse contexto, o bispo de São José do Rio Preto exortou os fiéis a confiar “a própria história, a vida e a humanidade em guerra (…)” ao Senhor; recordando que “a ignorância do pecado leva ao caos, enquanto a obediência leva à paz; leva à alegria de sermos família de Deus”, concluiu.
Dom Vilar implorou, antes de dirigir a Consagração, a graça de “sermos sinais e instrumentos de paz” em tempos de guerra. Que o Coração Imaculado de Maria triunfe ante as disputas e revanchismos; em especial no Leste Europeu.
TEXTO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral
FOTOS
Jhon Maike Lauriano
Seminarista