Equipe da Campanha da Fraternidade lança “fichas de formação”

A partir de quarta-feira, 2 de março, a Igreja Diocesana passa a viver a Quaresma: um tempo marcado pela oração, jejum e práticas penitenciais em preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Missa a ser celebrada às 9 da manhã, na Catedral de São José, igualmente marcará a abertura da Campanha da Fraternidade. “Fraternidade e Educação” e “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26) são, respectivamente, tema e lema da iniciativa.

Para que os diocesanos possam viver a iniciativa com renovado entusiasmo, o padre Rafael Henrique dos Santos oferece “fichas de formação” à luz da proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em textos curtos, mas repletos de informações relevantes, os interessados terão um importante panorama acerca da proposta (folheie o material na sequência).

Campanha da Fraternidade: programação

Além da abertura, outro momento importante, dessa vez sensibilizando toda a Região Metropolitana, será a solenidade a ser realizada na Câmara de Vereadores de São José do Rio Preto. Lideranças de mais de 30 Municípios deverão participar da apresentação no dia 9 de março, a partir das 7 da noite.  “Queremos que a Campanha da Fraternidade 2022 seja uma realidade na Diocese de São José do Rio Preto e que renda muitos frutos”, concluiu o padre Rafael.

Campanha da Fraternidade: 2022

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Fonte: www.campanhas.cnbb.org.br

Campanha da Fraternidade: breve histórico

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1961 e foi efetivada na Quaresma de 1962, na Arquidiocese de Natal; à época sob o pastoreio de dom Eugênio Sales (que viria a ser, mais tarde, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro). A iniciativa, que visava criar um mecanismo para incentivar a corresponsabilidade dos fiéis com a manutenção das obras pastorais e sociais da Igreja, repercutiu positivamente; tanto que já no ano seguinte, a ação alcançou 16 dioceses do Nordeste. “Lembre-se: você também é Igreja”. Com esse lema, a Campanha da Fraternidade ganhou o Brasil. Os católicos, em 1964, foram norteados pelo tema “Igreja em Renovação”.

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

ARTES
Departamento Gráfico
Serviço Social São Judas Tadeu

FICHAS DE FORMAÇÃO 
Campanha da Fraternidade 2022

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?