Equipe da Campanha da Fraternidade lança “fichas de formação”

A partir de quarta-feira, 2 de março, a Igreja Diocesana passa a viver a Quaresma: um tempo marcado pela oração, jejum e práticas penitenciais em preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Missa a ser celebrada às 9 da manhã, na Catedral de São José, igualmente marcará a abertura da Campanha da Fraternidade. “Fraternidade e Educação” e “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26) são, respectivamente, tema e lema da iniciativa.

Para que os diocesanos possam viver a iniciativa com renovado entusiasmo, o padre Rafael Henrique dos Santos oferece “fichas de formação” à luz da proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em textos curtos, mas repletos de informações relevantes, os interessados terão um importante panorama acerca da proposta (folheie o material na sequência).

Campanha da Fraternidade: programação

Além da abertura, outro momento importante, dessa vez sensibilizando toda a Região Metropolitana, será a solenidade a ser realizada na Câmara de Vereadores de São José do Rio Preto. Lideranças de mais de 30 Municípios deverão participar da apresentação no dia 9 de março, a partir das 7 da noite.  “Queremos que a Campanha da Fraternidade 2022 seja uma realidade na Diocese de São José do Rio Preto e que renda muitos frutos”, concluiu o padre Rafael.

Campanha da Fraternidade: 2022

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Fonte: www.campanhas.cnbb.org.br

Campanha da Fraternidade: breve histórico

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1961 e foi efetivada na Quaresma de 1962, na Arquidiocese de Natal; à época sob o pastoreio de dom Eugênio Sales (que viria a ser, mais tarde, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro). A iniciativa, que visava criar um mecanismo para incentivar a corresponsabilidade dos fiéis com a manutenção das obras pastorais e sociais da Igreja, repercutiu positivamente; tanto que já no ano seguinte, a ação alcançou 16 dioceses do Nordeste. “Lembre-se: você também é Igreja”. Com esse lema, a Campanha da Fraternidade ganhou o Brasil. Os católicos, em 1964, foram norteados pelo tema “Igreja em Renovação”.

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

ARTES
Departamento Gráfico
Serviço Social São Judas Tadeu

FICHAS DE FORMAÇÃO 
Campanha da Fraternidade 2022