Os sabores do Brasil reunidos em um só lugar: o Salão da Catedral de São José, no Centro de Rio Preto, será palco da Festa dos Estados. Em sua segunda edição, o evento arrecadará fundos a serem aplicados na revitalização de um dos mais importantes marcos da história do Município e cartão postal da cidade. Voluntários de grupos e movimentos católicos atuarão na confecção dos pratos que serão comercializados a preços populares. Além da entrada franca, os frequentadores contarão com estacionamentos em funcionamento nas imediações da Catedral. O evento igualmente disponibilizará seguranças e show da dupla Pedro Henrique e Leonardo.
Em novo endereço, a Festa dos Estados acontecerá no salão da Catedral (acesso pela Rua Tiradentes, face da igreja voltada à Praça Dom José Marcondes), a partir das 19 h. O local foi escolhido para que o público possa interagir com os espaços que serão revitalizados em um processo que pretende, até 2029, concluir todas as intervenções. A data escolhida para o término faz sintonia com o centenário de surgimento da Diocese de São José do Rio Preto (criada em 25 de janeiro de 1929).
Cardápio
As cinco Regiões do Brasil estarão representadas com pratos típicos que custarão entre R$ 12,00 e R$ 25,00. Barraca de doces típicos e de bebidas completarão o cardápio. Novidades foram incorporadas na edição 2024:
REGIÃO NORTE
PORÇÃO DE PEIXE FRITO
O peixe é um alimento tradicional da Região Norte do Brasil. Foi eleito via votação popular como a receita que representa os 400 anos do município de Belém/Pará.
PORÇÃO DE BATATA FRITA
A batata é um prato consumido de Norte a Sul do Brasil. Crocantes por fora e macias por dentro, é o ideal para acompanhar diversos pratos.
REGIÃO NORDESTE
PORÇÃO DE CAMARÃO
Camarões salteados no alho e azeite, trazendo o autêntico sabor do Nordeste.
PORÇÃO BAIÃO DE DOIS
Clássico nordestino, feito com arroz, feijão, queijo coalho, bacon, calabresa e temperos regionais, combinando simplicidade e sabor autêntico em cada garfada.
REGIÃO CENTRO OESTE
PORÇÃO BOLINHO GOIANO
Um clássico bolinho servido nos bares e restaurantes de Goiânia, feito com mandioca, recheado com carne seca e queijo. Acompanha molho de pimenta e vinagrete caseiro.
PORÇÃO 3 X 1
Bandeja composta com 3 iguarias: palitos de mandioca, filé mignon suíno e calabresa acebolados e feitos na chapa. Acompanha molho especial.
PORÇÃO “CHICA DOIDA”
Criada em Quirinópolis, se tornou patrimônio daquela região. Feita a base de massa de milho, recheada com carne bovina desfiada e coberta com muçarela gratinada. Acompanha molho de pimenta.
REGIÃO SUDESTE
PASTEL
É uma iguaria da culinária brasileira, porém sua origem é asiática. Temos nos sabores: carne, queijo, carne com queijo e pizza.
CACHORRO QUENTE
Ele chegou ao Brasil por volta do ano de 1926.
PÃO COM LINGUIÇA
O pão com linguiça é um prato saboroso e irresistível, criado no século XIX, na zona rural e que se popularizou ainda mais nos centros urbanos.
REGIÃO SUL
O churrasco tem origem no Brasil no século XVII, na região dos Pampas. A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas.
ESPETO DE COSTELA ANGUS DESOSSADA
KIT CHURRASCO
(espeto acompanhado com mandioca cozida, farofa e vinagrete).
Serviço
2ª Festa dos Estados (Entrada Franca)
Em prol da revitalização da Catedral de São José
Dias 22 e 23 de novembro (sexta e sábado)
A partir das 19 h
Salão da Catedral (Entrada pela Rua Tiradentes)
Estacionamentos do entorno estarão abertos.
O evento contará com segurança no local.
Informações
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto