Formação em Liturgia reúne mais de 200 pessoas em São José do Rio Preto

A Comissão de Liturgia da Diocese de São José do Rio Preto realizou, de 27 a 30 de junho, formação com o tema “A mistagogia do espaço litúrgico”. O arquiteto padre José Anderson Rodrigues, da Diocese de Catanduva, assessorou os encontros.

Representando todas as Regiões Pastorais da Diocese, as lideranças, padres e seminaristas tiveram a oportunidade de acompanhar as atualizações feitas a partir do Concílio Vaticano II e as adaptações promovidas, em especial, nas igrejas construídas antes da década de 60. O padre José Anderson recordou que todas as intervenções nos espaços precisam contemplar alguns indicativos fundamentais, entre eles o compromisso de promover as ações de dentro para fora. O religioso, em sua exposição, conjugou as instruções do Missal Romano, a vivência dos Sacramentos e as necessidades de cada um deles. “O belo passa pelo simples e pela autenticidade de materiais”, completou o assessor.

Formação

A atividade, realizada na Paróquia São Francisco de Assis, encerrando a programação do 1º semestre, é fruto do diálogo realizado, ainda em 2021, nas Regiões Pastorais. E é exatamente para lá, nos próximos meses, que os membros da Comissão Diocesana de Liturgia se dirigirão para seguir animando as lideranças; conforme explicou o padre Alexandre Ferreira dos Santos, assessor eclesiástico do grupo.

Igualmente incentivando os fiéis, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Ninguém pode amar aquilo que não conhece”, concluiu o religioso acompanhado pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. “Depois do Concílio Vaticano II ninguém assiste a Missa, mas participa. A Liturgia nos edifica e nos faz crescer”, finalizou o padre José Anderson.

 

TEXTO / FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?