Grupo busca apoio para missões que serão realizadas ao longo de 2024

A Ir. Rosângela Fontoura, que em junho estará no Acre, ilustrou em um diagrama o Projeto Igrejas Irmãs. A representação vai desde o primeiro contato do bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, sdb, aos passos mais recentes. As conquistas dão a dimensão do envolvimento de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos. Além de mostrar a união das forças eclesiais, o esquema também projeta as atividades a serem realizadas em 2024.

Na noite de sexta-feira, 12 de janeiro, na Paróquia São Vicente de Paulo, o Vigário Geral da Diocese de São José do Rio Preto, Pe. Edvaldo Calazans, incentivou o diálogo à luz da agenda que será cumprida nos próximos meses e das necessidades, também financeiras, para a sua realização. A partilha igualmente refletiu reuniões de planejamento e visitas realizadas pelos padres Francisco Rodrigues e Pedro da Silva a diversas instâncias, organismos e Paróquias. Corações ardentes, pés foram colocados a caminho!

Testemunho 
Já no mês de fevereiro, possivelmente entre os dias 16 e 22, o Pe. Pedro da Silva, a Ir. Hozana Alves de Souza e o Diácono Adenilson Borsatto estarão em Cruzeiro do Sul para Missão Itinerante no Rio Juruá. As ações serão empreendidas a partir da Paróquia São Francisco de Assis, em Guajará; Comunidade que contará com dois padres de São José do Rio Preto a partir de agosto.

Para estruturar o trabalho, e favorecer a visita a cerca de 13 comunidades ao longo do Rio Juruá, será necessário o investimento de cerca de R$ 20 mil. O montante corresponde às passagens aéreas, necessidades locais, mas – principalmente – a reforma de um barco (meio de transporte indispensável à pregação do Evangelho naquela realidade). Na reunião realizada na Paróquia São Vicente de Paulo, esse foi um dos pontos de diálogo: quais ações poderão ser empreendidas para que os valores sejam arrecadados? Duas, de forma imediata, mereceram atenção (a venda de camisetas com motivação missionária e a sensibilização do Povo de Deus em favor de depósitos espontâneos na conta do Fundo Missionário Diocesano).

Intercâmbio 
Aproveitando a visita dos padres Francisco Melo e Leonildo Ribeiro, que estão no Estado de São Paulo para atualização daqueles que atuam em Seminários, está agendada para o dia 20 de janeiro, na Paróquia São Vicente de Paulo, uma “roda de conversa” para que também os religiosos do Acre possam testemunhar os resultados do Projeto Igrejas Irmãs. No mesmo dia, pela manhã, os presbíteros, Vigários Forâneos e membros da dimensão missionária da Diocese de São José do Rio Preto se encontrarão com o bispo local, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb.

Promoção missionária
Para testemunhar a adesão ao Projeto Igrejas Irmãs e igualmente para promover a iniciativa, o Diácono Leonildo Bernardo Pinto iniciará, no final do mês de janeiro, viagem para Cruzeiro do Sul. O trajeto será feito de moto e os mais de 3.600 quilômetros serão percorridos com pausas em Rondônia e Rio Branco, por exemplo.

Ao longo do ano outras missões serão realizadas. Em destaque, a participação de missionários paulistas nas Celebrações da Semana Santa, a ida do bispo de São José do Rio Preto e do coordenador de pastoral (Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, e Pe. Luiz Caputo) para os festejos de Nossa Senhora da Glória e para a posse dos padres em Guajará e a assessoria que será prestada pela Ir. Rosangela Fontoura no Congresso da Família, em Cruzeiro do Sul, e na atualização teológica do Clero daquela Diocese. Todos os missionários que participarão dessa experiências terão um momento de diálogo conjunto no dia 30 de janeiro.

Faça já a sua doação!

Bispado de Rio Preto
Caixa Federal
Agência 0353
Conta – 003.2723-0

PIX: bispadorpigrejasirmas@gmail.com

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.