Natal no Vaticano: árvore e presépio de madeira recuperada
A árvore e o presépio ficarão expostos até a conclusão do Tempo de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, domingo, 12 de janeiro de 2020.
Cidade do Vaticano
A árvore de Natal para o Vaticano é um abeto vermelho (nome popular dessa espécie de árvore nativa das florestas da Europa) de 26 metros e é proveniente da Província de Vicenza. Nas montanhas vênetas, as pequenas comunidade de Rotzo, Pedescala e São Pedro estão organizando este presente histórico que, além de presentear o Pontífice, faz uma homenagem a gerações inteiras daquele território, sempre empenhadas em preservar o meio ambiente. As madeiras escolhidas, de fato, foram as que caíram na tempestade que atingiu a região um ano atrás.
Já o Presépio é proveniente do Trentino e também feito de madeira recuperada depois das intensas tempestades de novembro de 2018.
A primeira etapa da viagem do abeto foi durante esta semana, quando um helicóptero militar transportou a árvore, colocando-a em um campo aberto daquela região..
A entrega do presente irá acontecer em cerimônia oficial a ser realizada na Praça São Pedro no início de dezembro, quando tradicionalmente é inaugurado o presépio e acesa a árvore de Natal, numa festa para fiéis e turistas. Enquanto isso, operários já estão montando a estrutura do presépio.
O presépio e a árvore, a serem inaugurados no dia 5, ficarão expostos até a conclusão do Tempo de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, no domingo, 12 de janeiro de 2020.
Fonte: Vatican News