Natal sem liberdade

Natal na igreja da Sagrada Família em Gaza (AFP or licensors)

Os cristãos de Gaza não receberão permissão das autoridades israelenses para atravessar a fronteira do vale de Erez e encontrar familiares e amigos em Jerusalém, Belém e em outras cidades da Terra Santa para celebrar juntos o Natal

Cidade do Vaticano

A organização Middle East Concern comunicou que neste ano quase todos os pedidos de permissão dos habitantes de Gaza para viajar neste período de Natal foram negados. Foram aceitos apenas os apresentados por pessoas com mais de 55 anos, muitos dos quais evitarão de deixar suas casas, tratando-se de pessoas idosas que não podem viajar a não ser acompanhadas.

Para o Natal de 2016 foram concedidos mais de 600 licenças

Nos anos passados, muitos pedidos de permissão, apresentados principalmente através do Patriarcado grego ortodoxo de Jerusalém, tinham obtido resposta positiva. Por ocasião das festividades natalinas de 2016, as permissões concedidas pelas autoridades israelenses aos cristãos de Gaza tinham sido mais de 600.

Enquanto que nas últimas festividades da Páscoa, já tinha sido utilizado o critério de conceder permissões apenas para pessoas com mais de 55 anos. Uma medida que diminuiu substancialmente o número de habitantes de Gaza interessados em aproveitar a oportunidade concedida pelo governo israelense.

 

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário