Novas Comunidades: encontro reafirma espírito de comunhão com a Diocese

Muitos carismas, mas uma só Igreja. Essa poderia ser a síntese do encontro realizado na manhã de quarta-feira, 20 de abril, com fundadores, representantes e padres assessores de Novas Comunidades presentes na Diocese de São José do Rio Preto. A reunião, que contou com a orientação de Dom Vilar, sdb, foi um primeiro e importante passo para uma verdadeira comunhão entre todos os trabalhos. O coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, e o vigário geral, padre Edvaldo Calazans, igualmente acompanharam o diálogo.

Propostas

Entre os destaques, está a constituição de uma comissão para seguir apoiando os trabalhos das Comunidades, mas para – também – garantir uma maior integração dos mesmos com a Diocese. Tanto que, para fins de organização, o encontro realizado no Serviço Social São Judas Tadeu já foi registrado em ata para compor a história do “núcleo” que se pretende fortalecer.

Outro avanço significativo foi a adoção de um “texto mártir” (que será revisado e reescrito conforme necessidade) para orientar o trabalho de construção de um Diretório Diocesano; à luz de documentos apresentados pelo Vaticano somados a outras experiências. Ainda na linha da comunhão, o Sínodo dos Bispos foi destacado e o convite à realização da escuta junto aos membros de cada Comunidade foi partilhado.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?