Oração será o destaque do Ano Pastoral 2024 na Diocese de São José do Rio Preto

O Secretariado de Pastoral da Diocese de São José do Rio Preto se reuniu na tarde de quarta-feira, 10 de janeiro. O encontro, primeiro em 2024, foi a oportunidade para a interação dos animadores das dimensões que reúnem grupos, pastorais, movimentos, associações e outros trabalhos em segmentos afins. A composição ampliada do organismo é uma das novidades desse ano; tendo sido aprovada pelo bispo, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, ainda em 2023.

Sob a coordenação do Pe. Luiz Caputo, a reunião assumiu três temas prioritários: a abertura do Ano Pastoral, a preparação da Assembleia Diocesana e a definição de uma nova dinâmica para o Conselho de Pastoral.

Ano Santo 
Considerando a realização do Jubileu, em 2025, e a etapa de preparação que coloca a oração como principal destaque, padres, diáconos, religiosos e leigos reunidos na Cúria definiram “Oração em Uma Igreja em Saída” como tema para a Assembleia Diocesana a ser realizada no dia 22 de junho. O padre Carlos Alberto Contieri, SJ, será o assessor do encontro que terá como motivação bíblica “Todos estes, unânimes, perseveravam na oração” (At 1, 14).

Compromissos 
Ainda no contexto da Assembleia, e para que ela alcance resultados ainda mais comunitários, o Secretariado de Pastoral orientou ações que “estenderão” a duração do encontro para um “antes e depois” da iniciativa. Três momentos foram elencados para favorecer um maior engajamento de todos os diocesanos: Retiro Quaresmal, bênção de casa em casa no Tempo Pascal e Coroação de Nossa Senhora são atividades que contarão com subsídio preparado por comissões definidas na tarde de 10 de janeiro.

Para uma maior animação das Foranias, os Vigários serão sensibilizados pelos Padres Caputo, Edvaldo Calazans e pela Irmã Rosangela Fontoura no primeiro encontro do grupo no ano. Também será tema do diálogo com os coordenadores forâneos os momentos de peregrinação definidos: as celebrações junto ao Senhor Bom Jesus dos Castores e a Festa da Unidade que será realizada na Forania Beato Pe. Mariano, no dia dos leigos, Solenidade de Cristo Rei, em 24 de novembro.

“Por uma Igreja Sinodal” 
Contemplando a realização da segunda etapa da Assembleia Sinodal, em outubro, no Vaticano, o Secretariado igualmente se comprometeu, em comunhão com comissão diocesana já atuante, a seguir o itinerário proposto nessa etapa da caminhada. Diante dessa realidade, o Projeto Igrejas Irmãs, que fomenta o intercâmbio missionário com a Diocese de Cruzeiro do Sul, será destacado como gesto concreto da “Igreja em Saída” favorecida pelo Papa Francisco.

Agenda Diocesana 
A Missa em Ação de Graças pelos 95 anos de criação da Diocese de São José do Rio Preto, em 25 de janeiro, às 19h30, na Catedral, sob a presidência de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, é um dos destaques da programação. O encontro será ocasião para abertura do Ano Pastoral, para “recordação da vida” nessa quase centenária história; além de possibilitar a entrega do anuário e documentos diocesanos reformulados e o envio de missionários para o Acre. Seminaristas Diocesanos nas mais variadas etapas da formação serão apresentados.

Também como parte da programação, em 2 de março, o Conselho Diocesano de Pastoral se reunirá para rezar, se formar e agir. O “tripé” se apoia na oração no contexto do Ano Santo, na exposição da dinâmica pastoral a partir das várias dimensões e na apresentação das propostas para 2024.

O Pe. Luiz Caputo, na etapa final da primeira reunião do Secretariado em 2024, pediu o empenho dos animadores de cada um dos segmentos. O Coordenador Diocesano de Pastoral destacou a realização do Fórum Social, em São José do Rio Preto, como exemplo de iniciativa da dimensão sociotransformadora. “É uma caminhada que nós iniciamos com todo o nosso Secretariado Diocesano de Pastoral”, concluiu o presbítero.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Pascom | Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.