Padres de Cruzeiro do Sul são recebidos em São José do Rio Preto

As Dioceses de São José do Rio Preto e de Cruzeiro do Sul estão unidas pelo Projeto Igrejas Irmãs; experiência missionária que, em 2023, favoreceu o envio de voluntários do Noroeste Paulista para a Região Amazônica. Nesses dias, a partir das presenças dos padres Francisco Melo e Leonildo Monteiro, as duas realidades estão ainda mais próximas. Nessa quinta-feira, 4 de janeiro, os presbíteros foram acolhidos pelo coordenador diocesano de pastoral e presidente do Serviço Social São Judas Tadeu, Pe. Luiz Caputo. O Pe. Francisco Rodrigues, da Paróquia Santa Luzia, de Mirassol, e o Diácono Wagner Gonçalves, de Altair, também acompanharam a visita à Entidade e igualmente recordaram os momentos vividos na Região Norte (por ocasião da primeira e da segunda passagem de voluntários pelo Acre).

Além do intercâmbio, o encontro possibilitou a avaliação dos passos dados para tornar real a experiência missionária. “Pra gente é enriquecedor. Não existe melhor oxigenação para uma vida eclesial. Essa troca tem sido muito enriquecedora. É um projeto que traz aquilo que o Papa Francisco nos pede: uma Igreja em saída“, destacou o Pe. Leonildo que, em Cruzeiro do Sul, é reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney. “O projeto contribui muito para a formação dos Seminaristas. Vai mudando o sentido“, disse o Pe. Luiz Caputo em comunhão com as atividades desenvolvidas pelo “padre Léo” (como também é conhecido o missionário).

Gesto concreto
A Diocese de São José do Rio Preto, a partir de agosto, fará da Paróquia São Francisco de Assis, em Guajará, no Acre, seu “centro de missão”. Dois padres serão enviados para aquela localidade para, em comunhão com o bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, sdb, desenvolver diversas ações em prol da evangelização do povo disposto na cidade e ao longo de rios e ramais. “Queremos ser uma Igreja presente e não de visita“, completou o Pe. Leonildo. O cronograma de atividades, igualmente incentivado pelo Vigário Geral paulista, Pe. Edvaldo Calazans, prevê a realização de outras ações antes mesmo do início da atuação dos presbíteros no segundo semestre. Está prevista, por exemplo, a participação da Irmã Rosangela Fontoura na atualização do clero de Cruzeiro do Sul. A religiosa será a assessora do encontro. “Dos projetos de Igrejas Irmãs que eu conheço, você começaram de forma muito positiva“, sublinhou o Pe. Francisco Melo.

Atividades 
Ainda na quinta-feira, 4 de janeiro, os padres Francisco e Leonildo seguiram para a cidade de Altair. Acompanhados pelo Diácono Wagner, os presbíteros continuarão interagindo com os diocesanos. Na sexta, 5, o grupo visitará as obras da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em Jaci. Concluída a primeira etapa do intercâmbio, entre os dias 8 e 19, os missionários participarão de Curso para Formadores de Seminários, em Taubaté. Após o tempo de estudo, e de volta a São José do Rio Preto, está previsto encontro com Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, no sábado, 20 de janeiro. O retorno para o Acre está programado para o dia 22.

A visita à Comunidade do Santuário e Serviço Social São Judas Tadeu foi encerrada com almoço que também contou com a participação dos padres José Eduardo Vitoreti (representante de Presbíteros), Cleomar Bessa (Paróquia Menino Jesus de Praga), Edvaldo Calazans (Vigário Geral) e do seminarista Junior Dugnani.

TEXTO | FOTOS 
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.