Partilha: “o Papa nos acolheu como um pai acolhe seus filhos”, disse Dom Vilar

Terça-feira, 4 de outubro, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, retomou suas atividades no Noroeste Paulista. O epíscopo participou, na última quinzena de setembro, da Visita Ad Limina Apostolorum; encontro que reuniu os representantes das Províncias Eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto. Além das atividades nos Dicastérios da Cúria Romana, a programação contou com Audiência com o Papa Francisco.

O relato dessa experiência foi parte da pauta de dois encontros: o do Colégio de Consultores e do Secretariado Diocesano de Pastoral; reuniões que, respectivamente, aconteceram na manhã e tarde do dia 4.

Sinodalidade

A ideia de uma caminhada feita de forma comunitária, a partir da troca de experiências, tem norteado os trabalhos na Diocese. Esse “espírito sinodal” foi o “norte” apontado em encontros e reuniões realizadas em Roma. Dom Vilar indicou como favorável a metodologia assumida em São José do Rio Preto; a considerar, por exemplo, a atuação do Colégio de Consultores na elaboração de Regimentos e na colaboração em prol do aperfeiçoamento de diversos projetos. “É possível notar os resultados da reforma da Cúria Romana no pontificado do Papa Francisco: a acolhida é a grande marca. A atuação é por uma Igreja em saída (missionária) e o incentivo para que os bispos tenham o cheiro das ovelhas (estejam bem ligados aos fiéis). Todos os encontros foram informais, mas muito ricos e troca de experiências“, disse o bispo para projetar a caminhada diocesana em semelhante conduta.

Partilha

Dom Vilar, reunido com as lideranças do Secretariado de Pastoral, igualmente falou dos frutos da Visita Ad Limina. “Toda a Visita foi realizada em espírito sinodal, na fraternidade e partilha. A animação do Papa Francisco foi no sentido de motivar um trabalho articulado. Fomos acolhidos como filhos por um pai. Sua fala foi clara e transparente. A conversa foi informal, com todos os bispos reunidos. Uma verdadeira partilha. Foram mais de duas horas de encontro”, indicou.

Na sequência do encontro, o Secretariado de Pastoral elaborou a pauta de reuniões futuras (todas apoiadas nos pilares da Ação Evangelizadora). As Comunidades Eclesiais Missionárias também mereceram a atenção do grupo. Domingo, 9 de outubro, encontro apresentará as bases dessa metodologia na Paróquia Divino Espírito Santo, em São José do Rio Preto.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.