“Nós temos muito a fazer juntos”. A fala do prefeito em exercício de São José do Rio Preto, professor Orlando Bolçone, reforça a confiança do Poder Público na vocação da Igreja em promover as iniciativas que valorizem a vida e a defesa de direitos dos mais vulneráveis. No contexto do encontro com o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, no sábado, 15 de janeiro, na sede do Serviço Social São Judas Tadeu, o pedido do chefe do executivo foi na linha da defesa da vacinação (em se considerando o aumento do número de casos da Covid 19; em muito pela variante Ômicron que já circula no município).
A fala do prefeito em exercício, que quer estimular a vacinação de crianças e a conclusão do esquema vacinal de adultos (com a segunda dose e a dose de reforço) encontra sintonia nos discursos do Papa Francisco e do arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico da Diocese de São José do Rio Preto, dom Moacir Silva:
“O Papa pediu que prossiga o esforço para imunizar o máximo possível a população mundial, não obstante a desigualdade no acesso às vacinas. Estas, afirmou, não são ‘instrumentos mágicos de cura’, mas ‘a solução mais razoável para a prevenção do coronavírus’ e é preciso deixar de lado as ‘fake news’ e o embate ideológico… (Papa Francisco ao Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé. Vatican News, 10 de janeiro de 2022).
“Não podemos perder a oportunidade de colaborar na conscientização do povo sobre a importância da vacinação; somos pela vida, pela vida plena” (Dom Moacir em mensagem encaminhada no último dia 15 de janeiro).
Parceria
Orlando Bolçone garantiu presença na Missa em Ação de Graças pelos 93 anos de criação da Diocese; encontro que acontecerá no dia 25 de janeiro, às sete e meia da noite, na Catedral. Também foi tema do diálogo com o padre Luiz Caputo a regularização de áreas cedidas pelo município para que as Comunidades acolham a população em suas mais variadas necessidades. “A Igreja Católica é uma força social muito grande”, concluiu o assessor diocesano de pastoral que recebeu do prefeito em exercício o livro que destaca a Economia de Francisco.
Ainda no sábado, cumprindo agenda na Região Norte da cidade, Orlando Bolçone visitou a Paróquia Santo Antônio de Pádua, onde se encontrou com o padre Hallison Parro. “Conversa em alto nível”, partilhou Parro.
TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral