QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Hoje a Igreja inicia o tempo sagrado da Quaresma. O número 40 significa preparação para grandes acontecimentos: em 40 dias e 40 noites, o dilúvio preparou uma nova humanidade; 40 anos foi o caminho de Israel no deserto até a Terra Prometida; 40 dias os habitantes de Nínive fizeram penitência antes de receber o perdão de Deus; 40 dias e 40 noites caminhou Elias até chegar à Montanha de Deus; 40 dias e 40 noites Moisés e Jesus jejuaram no início da Missão. Assim, 40 dias é nossa preparação para a Páscoa, vida nova em Cristo, tempo especial de conversão e renovação interior.

As Cinzas que usamos hoje são sinal de humildade e sinceridade de coração. As Cinzas simbolizam o desejo de se converter e crer no Evangelho. As Cinzas, diante do Criador, expressam o nosso nada, pois criados do pó da terra e ao pó voltaremos. As Cinzas são mais que bênção recebida: são compromisso de sermos bênçãos para os irmãos mais pobres.

O Evangelho propõe exercícios quaresmais em relação a Deus pela oração, em relação ao próximo pela esmola e em relação a si mesmo pelo jejum.

Com a Campanha da Fraternidade, a Igreja no Brasil se propõe ajudar a cultivar o espírito quaresmal de conversão e renovação interior em preparação para a Páscoa. A verdadeira penitência que Deus quer é a Misericórdia, mais que sacrifícios e holocaustos. Deus quer a nossa prática da caridade para com o próximo como melhor expressão do amor a Ele.

2022 tem como tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Educação”. O lema será “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

O ‘pacto pela educação’ pede empenho de todos: de pais, mestres, catequistas, pedagogos e líderes religiosos. Não basta saber ‘de cor’ os mandamentos da Lei de Deus se não os colocamos em prática. A Igreja sabe que ‘educar é evangelizar e evangelizar é educar’.

O texto base da CF nos lembra que educar é ação humana e divina: é ação humana, pois cada um é capaz de aprender e ensinar; é ação divina, pois ‘Deus educa seu povo, caminha com ele, compreende suas fragilidades, respeita suas etapas e alerta diante dos erros’.

O apelo da Quaresma, ‘Convertei-vos e crede no Evangelho!’ mostra Jesus que revela o seu amor pelo pecador. Ele é o grande educador que ensina a vencer o pecado. A educação é coisa do coração. Jesus educa a pessoa no encontro pessoal e a leva a viver comunidade. A educação não é ato isolado: é tarefa da família, da escola, da Igreja e de toda a Sociedade.

Que esta Quaresma seja o tempo favorável da graça e da salvação para nós! Que saibamos acolher a graça que passa, ouvindo a Palavra de Deus, cultivando momentos fortes de oração e dispondo-nos a viver a caridade efetiva na partilha dos dons que de Deus recebemos.

 

+ Dom Antonio Emidio Vilar, SDB