Aconteceu na tarde de terça-feira, 13 de junho, na Cripta da Catedral de São José, a exumação dos restos mortais de Dom José Joaquim Gonçalves. No dia 23 de junho se recordará os 35 anos de seu falecimento.
Em cerimônia na quarta-feira, 14 de junho, às 9 da manhã, com a presença do bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, e do bispo diocesano de Cornélio Procópio (PR), Dom Marcos José dos Santos, foi dado o início à trasladação dos restos mortais do epíscopo falecido em 1988 para o Paraná. O ato se inseriu nas celebrações pelos 50 anos de criação da diocese paranaense (que teve Dom José Joaquim Gonçalves como seu primeiro bispo diocesano).
Celebração no Paraná
No sábado, 17 de junho, em Cornélio Procópio, aconteceu a inumação (sepultamento) dos restos mortais de Dom José Joaquim Gonçalves na cripta da Catedral. O bispo local, Dom Marcos José dos Santos, presidiu a Eucaristia por ocasião da festa do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria que, a exemplo de São José do Rio Preto, é o padroeiro daquela Igreja Particular (atendendo a pedido do próprio Dom José). O Pe. Deusdet Zanforlin e os seminaristas Jhon Maike Lauriano e Wesley Lugli acompanharam a Celebração.
Dados biográficos de Dom José Joaquim Gonçalves
Filho de Antônio Maria Gonçalves e de Isaltina da Costa
Nascimento: 21 de outubro de 1917
Ordenação Sacerdotal: 8 de dezembro de 1941
Eleição Episcopal: 22 de agosto de 1951
Sagração Episcopal: 8 de dezembro de 1951
Falecimento: 23 de junho de 1988 (os jornais, à época, apontam como causa da morte uma parada cardíaca. O religioso esteve internado no Hospital Santa Helena).
Sobre Dom José Joaquim Gonçalves
Dom José Joaquim Gonçalves foi nomeado para a Diocese de Cornélio Procópio em 14 de julho de 1.973, por sua Santidade o Papa Paulo VI.
Dom José nasceu em Jaboticabal, São Paulo. Tornou-se sacerdote em 1.941. Após anos de intensos trabalhos pastorais junto ao Povo de Deus, foi escolhido para o Episcopado e nomeado Bispo auxiliar da Diocese que compreendia todo o Estado do Espírito Santo. Exerceu ainda a função de Bispo Auxiliar de Curitiba antes de fixar residência em Cornélio Procópio.
Tornou-se o primeiro Bispo da Igreja Particular de Cornélio Procópio, tomando posse no dia 13 de outubro de 1.973. Dom José conseguiu que o Papa Paulo VI decretasse Maria, no seu Imaculado Coração, como Padroeira da Diocese, em 06 de novembro de 1.978.
O primeiro Pastor Diocesano de Cornélio Procópio faleceu no dia 23 de junho de 1.988 em São José do Rio Preto, Estado de São Paulo.
Fonte
Diocese de Cornélio Procópio
Colaboração / Fotos
Seminarista Jhon Maike Lauriano
Texto
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto