A Igreja iniciou sua caminhada quaresmal na Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março. Desde então, muitas iniciativas se multiplicaram nas Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto: caminhadas penitenciais, meditação da Via Sacra e a realização do Mutirão de Confissões são as mais destacadas. Nos últimos dias, em especial, também foram realizados Retiros nas Comunidades.
Silenciar o coração
“Todos à escuta do Espírito Santo”. E foi a partir dessa inspiração que a Equipe Diocesana do Sínodo dos Bispos 2023 preparou o roteiro utilizado pelas Paróquias para a realização de um tempo mais intenso de oração nessa reta final da preparação para a Páscoa.
A dinâmica proposta privilegiou o silêncio, mas ofereceu como companhia (para os momentos de oração pessoal) a Palavra de Deus. E foi a partir de seus indicativos que os fiéis, nas diversas Regiões Pastorais da Diocese, tiveram um tempo para silenciar; mas, também, para praticar a escuta daquilo que o outro tinha a dizer (quando dos momentos comunitários).
Vivência
Considerando que logo após a Páscoa as lideranças estarão inseridas no “tempo da escuta” proposto pelo Sínodo, a realização dos Retiros Paroquiais foi uma espécie de “aquecimento” para a realização das consultas que serão encaminhadas pelas Comunidades. De fato, “agora é tempo de ser Igreja. Caminhar juntos. Participar”, como destacado no refrão de uma das canções propostas para o período.
Veja como foi
Acompanhe os registros dos Retiros Paroquiais realizados. As imagens estão separadas por Regiões Pastorais (para facilitar a localização nos álbuns).
Madre Assunta
Padre Mariano
São Judas
Bom J. Dos Castores
Catedral
Nsa. Sra. Carmo
Sagrado Coração
TEXTO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral
FOTOS
Lideranças Paroquiais da
Diocese de São José do Rio Preto