Retiros Quaresmais: conversão à luz do Sínodo dos Bispos 2023

A Igreja iniciou sua caminhada quaresmal na Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março. Desde então, muitas iniciativas se multiplicaram nas Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto: caminhadas penitenciais, meditação da Via Sacra e a realização do Mutirão de Confissões são as mais destacadas. Nos últimos dias, em especial, também foram realizados Retiros nas Comunidades.

Silenciar o coração

“Todos à escuta do Espírito Santo”. E foi a partir dessa inspiração que a Equipe Diocesana do Sínodo dos Bispos 2023 preparou o roteiro utilizado pelas Paróquias para a realização de um tempo mais intenso de oração nessa reta final da preparação para a Páscoa.

A dinâmica proposta privilegiou o silêncio, mas ofereceu como companhia (para os momentos de oração pessoal) a Palavra de Deus. E foi a partir de seus indicativos que os fiéis, nas diversas Regiões Pastorais da Diocese, tiveram um tempo para silenciar; mas, também, para praticar a escuta daquilo que o outro tinha a dizer (quando dos momentos comunitários).

Vivência

Considerando que logo após a Páscoa as lideranças estarão inseridas no “tempo da escuta” proposto pelo Sínodo, a realização dos Retiros Paroquiais foi uma espécie de “aquecimento” para a realização das consultas que serão encaminhadas pelas Comunidades. De fato, “agora é tempo de ser Igreja. Caminhar juntos. Participar”, como destacado no refrão de uma das canções propostas para o período.

Veja como foi

Acompanhe os registros dos Retiros Paroquiais realizados. As imagens estão separadas por Regiões Pastorais (para facilitar a localização nos álbuns).

Madre Assunta

 

Padre Mariano

 

São Judas

 

Bom J. Dos Castores

 

 

Catedral

 

Nsa. Sra. Carmo

 

 

Sagrado Coração

 

 

 

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

FOTOS 

Lideranças Paroquiais da
Diocese de São José do Rio Preto

 

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?