Simpósio e encontro Canonista Nacional

A cidade de Londrina, no Paraná, acolheu os participantes do 35º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas. Na ocasião, entre os dias 11 e 15 de julho, também foi realizado o 38º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. “A sinodalidade na Igreja, Cúria diocesana, processos especiais e atualizações do Corpus Iuris Canonici”, foi o tema que norteou as exposições.

Considerada a realização da última edição do encontro, em 2019, o debate acerca dos “desafios da Igreja no Brasil diante da sinodalidade”, tema apresentado em videoconferência pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, se mostrou bastante atual.

Participação
O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São José do Rio Preto é representado no encontro pelos padres Fábio Dungue, Rogério Corrêa, Marcos Vinicius Cavallini, Leandro Luiz Bernardes e Aparecido Cássio Alves; além das fiéis leigas Egídia Ustazewski e Lucila Aparecida de Castro. O bispo de Catanduva, Dom Valdir Mamede, concelebrou a Missa de abertura; que contou com a participação de Sueli Almeida de Oliveira, que é presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

História
No dia 11 de Outubro de 2004, o então Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, O.Cist, atendendo ao bem espiritual e às necessidades pastorais locais, instaurou o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano; que é um órgão judiciário, para decisão em primeira instância, de todas as causas judiciais que não sejam reservadas a órgãos especiais. O padre Fábio Dungue é o atual presidente e vigário judicial da Diocese.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Colaboração:
Pe. Fábio Dungue

 

#DireitoCanonico #DioceseRioPreto #DioceseCatanduva #DioceseVotuporanga #DioceseJales