“A Jurisprudência da Rota Romana e o Foro Interno” foi o tema do 37º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e 40º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. A formação foi realizada entre os dias 8 e 12 de julho, em Vitória, no Espírito Santo, e contou com a presença de oficiais do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São José do Rio Preto. Participaram da iniciativa o presidente do órgão, Pe. Fábio Dungue, e os juízes, padres Leandro Luis Bernardes e Aparecido Cássio. Também acompanhou as exposições a leiga Egídia Ustaszewski.
As conferências, ministradas pelo juiz da Rota Romana, Monsenhor Alejandro Bunge, destacaram a Jurisprudência da Rota Romana e os capítulos de nulidade matrimonial. O Simpósio contou ainda com a contribuição dos oficiais da Penitenciária Apostólica; que é o tribunal da misericórdia da Igreja, que diz respeito ao foro interno, isto é, ao sacramento da Penitência e direção espiritual.
O recém ordenado bispo, Dom Krzysztof Nykiel, Regente da Penitenciária, apresentou algumas orientações para os confessores, as Indulgências, sua atualidade e significado para a vida da Igreja; assim como o panorama dos casos de consciência à luz do Direito Canônico e da práxis da Penitenciária Apostólica. O oficial, Monsenhor Carlos Encina, discorreu sobre os aspectos teológicos, canônicos e pastorais do Sacramento da Penitência e sobre os recursos à Penitenciaria. O Simpósio da Sociedade dos Canonistas, que acontece anualmente, é um grande oásis para o crescimento na ciência canônica dos oficiais do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano; momento de atualização e comunhão com a Igreja em todo o mundo e com a Igreja no Brasil, contribuindo para excelência do tribunal de São José do Rio Preto na prática da Justiça.
Colaboração
Pe. Fábio Dungue