V Congresso Missionário Americano

Bolívia: CAM 5, um dos desafios é ser Igreja “decididamente missionária”

Este ano, a temática do congresso é: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”.

Silvonei José – Cidade do Vaticano

Conclui-se neste sábado, dia 14 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o V Congresso Missionário Americano (CAM 5). Desde a tarde da última quarta-feira (11/07) mais de 2.500 missionários de 24 países, entre eles o Brasil, estão reunidos para falar dos desafios da Igreja.

Um dos desafios é ser Igreja “decididamente missionária”, não se fechar em suas atividades e trabalhar “para transformar as estruturas de morte e corrupção, de tanta violência”.

 

Objetivo do CAM 5

O objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso missionário Ad Agentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Este ano, a temática do congresso é: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”. Nesse contexto, foram discutidas formas de avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio querigmático, dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.

 

Enviado do Papa

Presente o enviado especial do Papa Francisco para o CAM 5, cardeal Fernando Filoni. Num do seus discursos chamou a atenção para a necessidade de enfrentar o problema da falta de vocações missionárias com “uma generosa disposição de partilha de missionários entre as Igrejas mais ricas e as mais pobres”, além de deixar-se “tomar por um profundo e generoso amor a serviço das comunidades mais privadas do anúncio do Evangelho”.

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?