Inaugurado o presépio de areia e a árvore de Natal do Vaticano, um evento que encantou o público.
Manuela Castro – Cidade do Vaticano
Nesta sexta-feira (07/12) a Praça São Pedro se encheu de luzes, cores e do espírito natalino. A inauguração do presépio feito de areia e da árvore de Natal foi uma festa para fiéis e turistas. O evento começou com músicas natalinas tocadas pela Banda da Gendarmaria Vaticana. Também se apresentaram quatro corais e o grupo de dança folclórica dos bailarinos da localidade de Aviano.
Diversas autoridades religiosas e civis participaram da inauguração, entre eles o presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, cardeal Giuseppe Bertello, o patriarca de Veneza, Dom Francesco Moraglia, o presidente da Região do Veneto, Luca Zaia, e o prefeito de Jesolo, Valerio Zoggia.
Agradecimento aos artistas
Em sua saudação inicial, o cardeal Bertello agradeceu aos artistas pelo trabalho de excelência ao esculpirem o presépio na areia e montarem uma árvore natural tão grandiosa. “Vocês artistas disseram que fazer esse trabalho foi a realização de um sonho. Para nós, é uma alegria e uma honra acolher essas obras no Vaticano”, afirmou o cardeal.
Já o patriarca de Veneza, Dom Moraglia, disse que foi um prazer ter a areia de sua região em tão bela representação da natividade. “Na areia, que é efêmera e mostra a fragilidade do homem, toma forma o mistério da encarnação do Filho de Deus. Para nós cristãos o presépio é o lugar da fé”, explicou Dom Moraglia.
Após as saudações, o presépio de areia, que até então estava escondido atrás de cortinas, foi revelado ao público sob fortes aplausos. Em seguida, as luzes da árvore de Natal foram acesas. Fiéis e turistas se aglomeraram em frente aos símbolos natalinos para tirar fotos. Entre eles, duas brasileiras. Carla e Maria José Carneiro, mãe e filha, da cidade de Uberlândia (MG), ficaram surpresas com as obras de arte.
Presença de turistas
“É uma perfeição. Fiquei impressionada com a grandiosidade do presépio. Não esperava que ele pudesse ser de areia”, afirmou Carla Carneiro. “É difícil de imaginar como eles conseguem montar uma árvore natural desse tamanho aqui no meio da praça. É a coisa mais linda de se ver”, disse dona Maria José com um largo sorriso.
Este ano, a árvore de Natal veio da Floresta del Cansiglio, situada nas províncias italianas de Belluno, Treviso e Pordenone, doada pela Diocese de Concordia-Pordenone. A árvore é um abeto vermelho, com cerca de 21 metros de altura. A decoração e a iluminação foram feitas pela Direção de Serviços Técnicos do Governatorato da Cidade do Vaticano, em colaboração com a empresa Osram, que ofereceu um sistema de iluminação de última geração que limita o impacto ambiental e o consumo de energia.
Natividade de Areia
O presépio de 2018 ganhou o nome de Natividade de Areia. É um presente da cidade de Jesolo e do Patriarcado de Veneza. A matéria prima da obra de arte foram 700 toneladas de areia da praia jesolana. Os artistas de areia Richard Varano, dos Estados Unidos, Ilya Filimontsev, da Rússia, Susanne Ruseler, da Holanda e Rodovan Ziuny, da República Tcheca, são os autores da obra de arte.
Desde o Natal de 1982, o presépio é montado aos pés do obelisco do Vaticano. À direita dele, ergue-se a árvore de Natal, um abeto doado anualmente ao Papa por uma região montanhosa da Europa.
Tanto a árvore quanto o presépio ficarão expostos até o dia 13 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, data oficial em que se conclui o Tempo de Natal. O presépio então voltará a ser apenas areia e a árvore será entregue a uma empresa especializada em reutilização de madeira maciça.
Fonte: Vetican News