Na Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março, às 9 da manhã, na Catedral de São José, acontecerá a abertura diocesana da Campanha da Fraternidade 2022. Com tema (“Fraternidade e Educação”) e lema (“Fala com sabedoria, ensina com amor” – cf. Pr 31, 26) próprios, a iniciativa acompanhará os fiéis durante todo o período de preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nessa caminhada, o padre Rafael Henrique dos Santos oferecerá vídeos formativos destacando diversos aspectos da proposta.
Segundo o site de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. A Campanha da Fraternidade convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.
Campanha da Fraternidade: breve histórico
A Campanha da Fraternidade nasceu em 1961 e foi efetivada na Quaresma de 1962, na Arquidiocese de Natal; à época sob o pastoreio de dom Eugênio Sales (que viria a ser, mais tarde, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro). A iniciativa, que visava criar um mecanismo para incentivar a corresponsabilidade dos fiéis com a manutenção das obras pastorais e sociais da Igreja, repercutiu positivamente; tanto que já no ano seguinte, a ação alcançou 16 dioceses do Nordeste. “Lembre-se: você também é Igreja”. Com esse lema, a Campanha da Fraternidade ganhou o Brasil. Os católicos, em 1964, foram norteados pelo tema “Igreja em Renovação”.
TEXTO | EDIÇÃO DE VÍDEO
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral