Assessores Diocesanos partilham experiências

A reunião com Assessores de Grupos, Pastorais e Movimentos da Diocese de São José do Rio Preto aconteceu na quinta-feira, 6 de outubro. O encontro, no Serviço Social São Judas Tadeu, contou com acolhida do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. O presbítero orientou a pauta de discussões à luz dos indicativos do Secretariado Diocesano de Pastoral que, dias antes, apresentou direcionamentos para a realização do encontro.

Após oração inicial conduzida pelo padre Patrick Márcio de Oliveira, foi aberta uma “rodada de partilhas”. A partir dos relatos dos Assessores, foi possível identificar elementos dos pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Dois pontos, em especial, mereceram destaque: a organização da Ação Sociotransformadora da Diocese e o trabalho com Moradores em Situação de Rua. Outras experiências igualmente enriqueceram a etapa.

Programação
A agenda de eventos para 2023 foi solicitada aos assessores. A meta é, até o final do mês de outubro, recepcionar as contribuições para, nos passos seguintes, garantir a constituição de um Anuário Diocesano. Projeta-se a entrega do material no dia 25 de janeiro, aniversário da Igreja Particular de São José do Rio Preto. A irmã Rosangela Fontoura e o padre Júlio César Sanches Lázaro estão coordenando esse trabalho.

Na linha dos encaminhamentos e avisos, as Comunidades Eclesiais Missionárias, a vivência do Dia Nacional da Juventude e a realização da Campanha para a Evangelização foram alguns dos destaques. O vigário geral da Diocese, padre Edvaldo Calazans, também partilhou os passos dados em prol da constituição do futuro Centro Diocesano de Pastoral.

Partilha
Eu fico admirado ao ver a riqueza das assessorias da Diocese e esse desejo de organização. Dá ânimo. É importante essa partilha. Sem interação nada acontece. Devemos manter um diálogo permanente”, disse Dom Vilar ao sublinhar a necessidade de que sejam realizados, conforme possibilidade, encontros de formação nas diversas áreas. Dom Vilar apresentou, ainda, os frutos da Visita Ad Limina e da Audiência com o Papa Francisco.

Lançando um olhar para 2023, o padre Luiz Caputo consultou os presentes acerca da realização de reuniões que contassem com a presença dos Assessores, mas, também, dos coordenadores de Grupos, Pastorais e Movimentos. A sugestão, aprovada, passa a valer a partir do próximo ano.

 

TEXTO | FOTOS  
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.