Diocese participa de encontro de assessores do Setor Juventude

Dom Bosco, em 1988, por ocasião dos 100 anos de sua morte, foi aclamado pelo Papa, hoje São João Paulo II, como Pai e Mestre da Juventude. Sua memória é celebrada no dia 31 de janeiro.

Feito o registro, não poderia acontecer em melhor ocasião a reunião dos padres assessores do Setor Juventude do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O grupo, formado por cerca de 30 lideranças representando 22 Dioceses, foi acompanhado pelo bispo referencial para o segmento, Dom Antonio Emidio Vilar (que é Salesiano de Dom Bosco). A Igreja Particular de São José do Rio Preto foi igualmente representada pelo padre Patrick Marcio de Oliveira e pelo seminarista Rodrigo Cardoso.

Partilha
Segundo o Pe. Patrick, o encontro foi uma enriquecedora oportunidade de partilha acerca da realidade juvenil. “Trabalhamos a retrospectiva histórica da Pastoral e os seus desafios. Bem como, a interação das expressões juvenis das Dioceses e como tocar na realidade dentro do contexto pós pandemia”, explicou o padre.

Ainda falando sobre o encontro, que teve início no dia 30 de janeiro, na cidade de São Pedro, o presbítero sublinhou o desafio que tem sido trazer de volta os jovens que se afastaram durante a pandemia. “É necessário olharmos um pouco para cada realidade; muito mais que pensarmos em uma juventude que apenas promove eventos. É necessária a articulação na sua base; ou seja, nas Paróquias”, sintetizou o padre ao recomendar um olhar voltado para trabalho já existente junto aos crismandos e crismados. “É desafio, porém, foi momento enriquecedor para compreender que não estamos sozinhos e vamos a passos curtos, mas a passos sólidos fazer o Reino de Deus acontecer no âmbito da juventude. Rezemos para que São João Bosco e São João Paulo II nos abençoem nessa caminhada e que 2023 seja um ano de reestruturação, de organização e de esperança nesse contexto juvenil”, finalizou o padre.

O encontro dos assessores do Setor Juventude do Regional Sul 1 contou com a assessoria do padre Antônio Ramos, da CNBB, e do assessor eclesiástico Pe. Reginaldo Martins da Silva.

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Pe. Reginaldo Martins da Silva
Divulgação

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.