Doutrina Social da Igreja

Entre outros processos de formação, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato apresenta em Roma esta semana, em encontro promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a experiência do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep).

O secretário-executivo do Centro, padre José Ernanne Pinheiro, em entrevista ao Portal da CNBB, explica que o Centro Nacional de Fé e Política foi criado em 2004, na presidência de dom Geraldo Magela. “O Centro Nacional é uma homenagem da CNBB a um de seus primeiros secretários cuja influência muito se nota ainda hoje em diversos trabalhos da Igreja no Brasil”, disse.

A criação do centro se deu sob a inspiração da Doutrina Social da Igreja para a qual a justiça é parte integrante da evangelização. Segundo padre Ernanne, a cidadania e a questão social integram a ideia do “homem integral”, classificada por Paulo VI como desenvolvimento integral.

O centro se organiza a partir de três áreas de atuação: a) as Escolas de Formação; b) Um rede de assessoria, que presta serviço tanto às escolas locais quanto às publicações que foram feitas para a Igreja; e c) Animação das escolas locais. Hoje são mais de 60 Escolas de Fé e Política espalhadas pelo Brasil.

As escolas tem como objetivo formar pessoas nos níveis local, regional e nacional. O curso nacional, desenvolvido em parceria com PUC Rio, é de dois anos, dividido entre etapas presenciais e à distância e com a exigência de apresentação de uma monografia ao final para a certificação dos participantes. “Estamos na 7ª turma nacional. Normalmente as turmas são de cerca de 50 alunos para facilitar o acompanhamento da produção de conhecimento”, destaca padre Ernanne.

Algumas monografias já foram publicadas. Entre elas, a da ex-aluna Maria Isabel de Cruz de Campinas (SP) sobre “A Mulher na Igreja e na Política”, pela Editora Outras Expressões e também de um ex-prefeito de Brasópolis (MG) João Mauro Bernardo cujo título é “Uma experiência de fé e Política”, que avaliou os critérios éticos utilizados em sua administração.

Além disto, o Cefet também desenvolve publicações com reflexão sobre a formação política de cristãos leigos à luz da Doutrina Social e do Magistério da Igreja, entre elas destacamos “Cristãos em Ação na Política”, publicado pela editora Santuário; e “Democracia, Igreja e Cidadania, com os textos usados na educação à distância”. O Cefep é um organismo da CNBB, ligado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, cujo presidente atualmente é dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC).

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  89  =  99