Com a aproximação da canonização dos 5 novos santos, a Basílica de São Pedro já exibe seus retratos oficiais, destacando a beata Dulce Lopes Pontes, primeira santa brasileira, e o Cardeal John Henry Newman, sacerdote convertido do anglicanismo.
Dulce Lopes Pontes
Maria Rita Lopes Pontes nasceu em 1914. Tinha sete anos quando sua mãe morreu e, aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde começou a se chamar Dulce. Fundou a União dos Trabalhadores de São Francisco e o Hospital de Santo Antônio. Faleceu em 1992.
Cardeal John Henry Newman
John Henry Newman nasceu em Londres, em 1801. Foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana e, em 1845, converteu-se ao catolicismo sendo ordenado sacerdote da Igreja Católica. Tomou como lema “Cor ad cor loquitur” (O coração fala ao coração), quando foi criado cardeal, em 1879. Faleceu em 11 de agosto de 1880.
Giuseppina Vannini
Giuseppina Vannini nasceu em Roma em 1859. Aos quatro anos de idade, perdeu o pai e, três anos depois, a mãe. Foi acolhida no Conservatório Torlonia, em Roma. Durante exercícios espirituais, conheceu o sacerdote camiliano Pe. Luigi Tezza e, com ele, fundou uma nova congregação em 1892, com o nome de Filhas de São Camilo. Faleceu em 1911.
Maria Teresa Chiramel Mankidiyan
Maria Teresa Chiramel Mankidiyan nasceu em 1876, em Puthenchira, no estado de Kerala (Índia). Recebeu de Deus muitos favores místicos, como ter visões de Nossa Senhora e dos santos; também a partir de 1909, experimentou os estigmas de Cristo, que ela sempre manteve em segredo. Em 1914, fundou a congregação das Irmãs da Sagrada Família. Faleceu em 1926.
Margarita Bays
Margarita Bays nasceu na Suíça, no cantão de Friburgo, em 1815. Filha de agricultores, desenvolveu durante toda a sua vida o trabalho de costureira. Ficou doente de câncer antes dos 40 anos, mas se curou inexplicavelmente em 8 de dezembro de 1854, dia em que Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Viveu muitas experiências místicas e experimentou os estigmas. Faleceu em 1879.
As imagens de Ir. Dulce e dos outros quatro futuros santos foram colocadas nesta quinta-feira, 10, na fachada da Basílica de São Pedro. Estes cinco beatos serão canonizados pelo Papa Francisco no próximo domingo, 13 de outubro.
Fonte: ACI Digital