Pastoral Judiciária: menos burocracia e mais acolhida fraterna dedicada aos casais que querem regularizar o Matrimônio

Ainda que não esteja formalmente constituída na Diocese de São José do Rio Preto, a Pastoral Judiciária dá sinais de sua importância. A meta é transformar um serviço canônico burocrático em uma ação apoiada na misericórdia e na acolhida; como deseja o Papa Francisco e como incentiva a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na noite de segunda-feira, 8 de agosto, o presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São José do Rio Preto, padre Fábio Dungue, se reuniu com casais na Paróquia São Vicente de Paulo. O encontro, incentivado pelo pároco local e vigário geral da Diocese, padre Edvaldo Calazans, reuniu fiéis de diversas Comunidades; todos com o desejo de regularizar a união junto ao Tribunal via processo de Nulidade Matrimonial.

Segundo o padre Fábio, ainda em 2021, um encontro realizado na Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião já havia lançado as bases para a estruturação desse trabalho. À época, os bispos do sub-regional Ribeirão Preto II ofereceram indicativos acerca da necessidade de se facilitar as questões relativas à regularização do Matrimônio.

Testemunho

Considerando igual desejo do bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, o padre Fábio Dungue tem se colocado à disposição dos padres e Comunidades para encontros de orientação no contexto da atuação da Pastoral Judiciária. Os agendamentos podem ser feitos diretamente com o presbítero ou no Tribunal Eclesiástico (17. 3222.3621).

  

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTO
Colaboração: Pe. Fábio Dungue