Diocese celebra seu 94º aniversário à luz do Sínodo e na vivência do Ano Vocacional

Uma Diocese que caminha rumo ao seu centenário tem muitas conquistas a celebrar. Apenas para sublinhar um aspecto, em 94 anos foram seis bispos. O atual, Dom Antônio Emidio Vilar, sdb, projeta a Igreja Particular de São José do Rio Preto para que, com “o coração ardente”, coloque os pés a caminho. Bem maior, quando de sua criação em 25 de janeiro de 1929, o surgimento das Dioceses de Catanduva e Votuporanga a partir de seu território, também pode ser apontado como fruto da missão. “Depois da memória nós sempre damos nossa ação de graças, por tantas maravilhas que Deus realiza nas pessoas e nas Comunidades”, sintetizou Dom Vilar.

De fato, um olhar lançado sobre a atualidade (repleta de exigências) encontra novos rumos no Sínodo que une o mundo e no Ano Vocacional que se vive como graça e missão. “Todas essas realidades se inspiram, muito bem, na palavra de Deus”, explicou o Epíscopo.

À luz da fé
Aqueles que creem podem levar Cristo àqueles que não creem”. A certeza partilhada por Dom Vilar se apoia no testemunho de São Paulo que anunciou e que testemunhou Jesus. “E por Ele deu a vida para levar às pessoas o Ressuscitado”, completou o bispo.

Em sintonia com a necessária “conversão pastoral” (tão anunciada pela Igreja), Dom Vilar sublinhou que “Cristo nos chama a essa conversão” e “pede aos fiéis que se abram a todas as nações” (em uma prática Missionária semelhante à do Apóstolo celebrado em 25 de janeiro). “A Diocese de São José do Rio Preto quer responder a esse apelo com seu Plano de Pastoral, servindo-se das Comunidades Eclesiais Missionárias”, indicou Dom Vilar.

Organização Diocesana
Durante a Missa em Ação de Graças pelos 94 anos de criação da Diocese de São José do Rio Preto, vários sinais sublinharam a unidade e o compromisso com a Evangelização. Nesse contexto, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luiz Caputo, destacou que 2023 será um ano de muito trabalho.

Para a realização de todas as atividades previstas no Anuário Diocesano (igualmente lançado na Celebração Eucarística com entrega de exemplar ao bispo e a distribuição aos padres), presbíteros e leigos foram nomeados para funções, coordenações e assessorias. Os documentos entregues estão publicados no portal da Diocese na internet.

Vocações em destaque
Além da abertura do Ano Pastoral, outro momento de especial significado foi a acolhida aos seminaristas. O reitor do Seminário Propedêutico, Pe. José Irineu Vendrami, chamou nominalmente cada um deles. Dom Vilar, em sinal de paternidade, abraçou e encorajou os jovens. Diante da imagem do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria, a oração pelas vocações foi recitada. “O terceiro ano vocacional nos convida a entender e a voltar ao primeiro amor de todos nós batizados”, explicou o bispo diocesano que conta com o assessor da Pastoral Vocacional, Pe. Anderson Campos, para fomentar iniciativas apoiadas no tema.

Testemunho missionário
O seminarista Dhionen Tinarelli e a jovem Vitória Fernandes, que viveram a Experiência Missionária na arquidiocese de Manaus, partilharam as impressões dos dias passados no norte do país. “Ao sair daqui um pouco cego pelo preconceito, a fé, o amor e a espiritualidade derrubaram as muralhas. O amor que eles tem (por Jesus) é maior que tudo o que eu já vi”, disse Dhionen. Para Vitória, a Experiência serviu para entender o Sínodo. “Demos atenção aos mais pobres e abandonados. Um laço difícil de desfazer ao voltar”.

Inspiração
São Paulo fez o seu coração ardente na graça de Cristo. Levando a alegria do Evangelho às periferias existenciais. Nós também somos chamados a levar Cristo a todos. Nós somos instrumentos como Paulo o foi”, destacou Dom Vilar ao encorajar as forças vivas da Diocese de São José do Rio Preto. “Que Deus abençoe esse ano para que possamos levar adiante o chamado do Senhor como graça recebida”, concluiu o bispo.

FOTOS
Hugo Vianna
Marcos Freitas
André Botelho
Serviço Diocesano de Fotografia

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?