Entrevistas exclusivas aproximam dom Vilar da comunidade diocesana

Experiente comunicador, Dalcides Biscalquin se rendeu à emoção ao ter seu coração tocado pela bênção proferida por dom Antônio Emídio Vilar, SDB. De fato é difícil manter a “imparcialidade jornalística” em um momento tão especial: acolher, em uma entrevista exclusiva, o bispo nomeado para a Diocese de São José do Rio Preto.

O jornalista Paulo Junior, também comunicando a partir da REDEVIDA de Televisão, proporcionou outro encontro dos diocesanos com seu novo pastor. Em momento, igualmente exclusivo, descobriu que o Bispo apresentado na última quarta-feira, 19 de janeiro, gostaria de ser chamado de dom Vilar. “Eu sempre fui chamado, desde os 11 anos, no seminário, de Vilar porque havia muitos Antônios. Depois, quando fui ordenado padre, também havia muitos Antônios; então era padre Vilar. Quando eu fui feito bispo, em 2008, eu achei melhor continuar dom Vilar. Eu até estranhava quando me chamavam de Antônio ou de Emídio”, confessou o religioso.

Biografia
Na entrevista da última quinta-feira, 20 de janeiro, no programa “Escolhas da Vida”, Dalcides reforçou ideia já compartilhada pelos fiéis das Dioceses de São Luiz de Cáceres (MT) e de São João da Boa Vista (SP): dom Vilar “é um homem bom. De um coração que cabe um mundo. Um homem maravilhoso. Um homem de Deus”.

Durante o diálogo, transmitido ao vivo para todo o Brasil pela REDEVIDA e pelo perfil da Diocese de São José do Rio Preto no Facebook (graças ao empenho e disponibilidade de Marcos Perussi), dom Vilar contou que nasceu em Guardinha, Minas Gerais (Distrito de São Sebastião do Paraíso/MG); um lugar, à época, sem médicos e recursos. Sua mãe, disse o religioso, já havia perdido 3 crianças e ao vê-lo, nascido no sétimo mês de gestação, pediu que Nossa Senhora cuidasse do menino. “Ele é seu! Ela (mãe de dom Vilar) disse que depois que falou isso (a súplica a Maria), olhou pra mim e eu reagi, fiquei corado e ela também se fortaleceu. Ela nunca me contou isso até a minha Ordenação Sacerdotal. Depois de padre ela me chamou e segredou algumas coisas, além dessa, e dos cuidados que tinha com a minha saúde”, partilhou o bispo.

Ministério
“Como Salesiano de dom Bosco, os jovens, pra gente, são a “menina dos olhos”. Além desse indicativo, dom Vilar tem reiterado que chega para “ver, ouvir, abraçar e caminhar junto com todos ”.

A exemplo do Papa Francisco, que escolheu dom Vilar para ser o 6º bispo da Diocese de São José do Rio Preto, a Missa de início de Ministério será em 19 de março, Solenidade de São José, às 9 da manhã, na Catedral, com transmissão pela REDEVIDA de Televisão.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Equipe de
Coordenação de Pastoral

FOTOS
Divulgação